
“I love the concept, but they turn to be left lunatics, it is about the people”, Trump, 03 de fevereiro de 2025, para justificar sua determinação para fechar o USAID.
Com 1% do PIB americano (isso UM PORCENTO), os Estados Unidos bancavam 44% de toda ajuda humanitária desse Planeta, via o USAID, agora sob ataque direto do Goebbels de Trump. Bem, quem sabe história sabe quem ambos são. Essa decisão chocante veio após serem negado a agentes da Secretaria de Controle e Censura (acho que é esse o nome verdadeiro) de Musk acesso a setores sensitivos e restritos da Agência. Por não ter sido permitido ao Professora Dolores burlar leis de segurança de dados, a maior agência humanitária global será fechada, ao mesmo tempo que diversos bancos de dados do CDC, em especial ligados às doenças sexualmente transmissíveis e reprodução, parecem estar sumindo do ar. Os relatos na imprensa são de cientistas baixando e escondendo seus bancos em nuvens fora dos EUA, com o temor dessa informação ser destruída. Cientistas e funcionários proibidos de acessar seus computadores ou mesmo o prédio. Tudo ilegalmente feito, mas feito!
A parte o fato sádico dessa turma tomar decisões de grande impacto na vida dos menos assistidos e daqueles que eles odeiam no fim de semana (talvez para deixar claro que não haverá um dia de sossego), fica algumas reflexões mais profundas sobre esses acontecimentos e como eles dialogam com a ciência contemporânea. Primeiro, todo o processo de repetir intermitentemente que há corrupção, que há ideologias de esquerdas por trás das decisões, que um órgão com resultados extraordinários é uma fraude…. só elimina qualquer dúvida de que os Estados Unidos estão em uma rota sem retorno a um governo nazi-fascista autoritário. Mais que isso, uma Secretaria (que não é um Ministério, portanto não depende de aprovação do Congresso) regida por um lunático que manda em tudo, que quebra leis, de faz o que quer, mesmo sem bases legais, é um escarro na cara de quem não quer ver que há de fato um golpe dentro do governo eleito. Confesso, me choca que esse cara e suas ações parecem mesmo uma caricatura da Dolores Umbridge assumindo o comando de Hogwarts no livro A Ordem da Fenix, da série de Harry Potter. Dolores que é, por sinal, uma caricatura moderna do imbecil do Goebbels e da demência que foi a Segunda Guerra Mundial.
A reflexão grave, porém, é sobre três outros fatos: 1) o mundo está tratando isso como uma guerrinha tarifária e um esforço para tornar extrema e impopular a forma dos EUA negociar e se defender economicamente, quando não é, de jeito nenhum, isso que está acontecendo; 2) estar vindo uma onda eugenista, fascista, discriminatória, e ilegal, não de uma falida Alemanha do início do Sec. XX, mas de um dos países dominantes e o mais bem armado do mundo inteiro; 3) que as bases fundamentais disso tudo, como foi no nazismo, é um ataque às ciências como um todo, como forma para tirá-la das pessoas comuns pelo descrédito, enquanto o “inner circle” continua controlando e gerindo alta tecnologia, seja para guerra ou para o controle social, enquanto nega a ciência como instrumento de iluminação e libertação das pessoas. Choca também estar acontecendo de novo de forma tão óbvia que quem aponta isso é taxado de esquerdista lunático, assim como foi… um século atrás!
Deixe um comentário